domingo, 6 de junho de 2010

Os Sem-Floresta



Hoje de tarde passou na tevê um desenho que eu gosto muito: Os Sem-Floresta. Um desenho muito bom e divertido que eu vi no cinema a 4 anos junto com uma amiga.

É a história de grupo de animais que vivia numa floresta que foram hibernar e, quando acordam na primavera, tomam um susto ao perceber um grande "muro" em frente ao seu habitat natural. Sem saber do que se tratava este tal muro, os animais liderados pela tartaruga Verne tentam investigar.

Só que neste exato momento aparece um extrovertido guaxinim chamado RJ e conta a eles o que realmente aconteceu. RJ diz que durante o período de hibernação dos animais, foram construido uma cidade ao redor da floresta, que agora é apenas um simples espaço verde pequeno.

Manipulador, RJ convence os animalzinhos que a melhor forma de sobreviver é adquirindo as deliciosas goluseimas que o mundo dos humanos tem a oferecer. Só que isso não passa de um truque deste ardiloso guaxinim que em seus planos queria usar-los para poder pagar uma dívida que fez com o urso Vincent, ao perder suas goluseimas quando tentou roubar-lo. Vincent deu o prazo de uma semana para RJ recuperar tudo de volta, se não quiser morrer... e por aí vai! Acontece muitas coisas durante a trama e no final, aquele momento clichê em que suposto canalha se redime e salva os seus novos amigos, ou como no próprio desenho diz: Sua família.

Mesmo com este final "água com açucar" acho o máximo este desenho, pois ele faz uma tremenda crítica ao consumismo e o desperdício. Mostra como a sociedade moderna está tão fútil que esquece de valores milenares como a amizade em favor da comodidade e o egoísmo. Eu particularmente ainda não sei porque ainda não comprei o meu DVD, pois é muito bom... ainda mais que agora está muito barato. He, he, he... quem sabe agora que estou empolgado com o filme, eu resolva comprar?