quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Rei Leão em 3D


Ontem de tarde fui ao shopping assistir essa animação que fez muito sucesso no passado e que voltou aos cinemas. Não sou muito fã, porém como na outra vez não vi na tela grande e agora está em 3D, resolvi ver.

O enredo acho que quase todo mundo já sabe, não é? Trata-se da história de um Leão e seu ciclo da vida, onde isso é quebrado quando um parente tentar usurpar seu trono expulsando-o. Até que anos depois ele volta de seu exílio e reivinca o seu lugar de direito como sucessor de seu pai.

História simples, não é? Pois naquela época já era mais que suficiente para a cativar a todos. Talvez isso não aconteça comigo porque, mesmo que eu goste um pouco do desenho, nunca esqueço isso trata de um plágio descarado de uma animação japonesa. Mas mesmo com esta mancha na reputação, O Rei Leão faturou muito quando estreou em 1994, tanto que só se falava dele na minha época de colégio que me fez pegar abuso e não querer ver também nos cinemas. Agora mais velho, aproveitei a oportunidade deixando o meu antigo preconceito de lado e fazer um análise com um olhar de um adulto.

Hoje percebi que na história se ver muito elementos filosóficos como piscologia reversa, responsabilidade com suas obrigações e a fuga delas, além de pensamentos espiritualistas orientais (talvez por isso que apareceu alguns religiosos fanáticos querendo detonar o filme). Foi bom ter visto com essa outra visão e também por fazer tempos que não assistia o desenho, deixando mais interessante.


E para encerrar, vou falar da coisa mais importante (pelo menos para mim) que me fez realmente ver pela 1ª vez no cinema este filme: O 3D. Como era uma animação muito bem feita já na época, pensei que viria com efeito de 3 dimensões muito bom... mas o que achei foi algo semelhante aos filmes com o famigerado 3D convertido. De qualquer forma o desenho é bom e mesmo tido pago um preço salgado, não me arrependo. Para quem é fã deve ser um momento imperdivel.

Nenhum comentário: